Após a ingestão de carboidratos,os níveis de glicose sanguínea aumentam,estimulando as células beta do pâncreas a secretar a insulina.Este hormônio aumenta a permeabilidade de certas células á glicose,provocando uma redução de glicemia.
A glicose é a principal fonte de energia das células e sua dosagem anormal no sangue pode levar a vários tipos de patologias,como a diabetes.A medida de sua concentração no plasma sanguíneo,denominada glicemia.
A glicemia varia em função da alimentação,quando comemos mais ela aumenta,e menos ela se mantém baixa.A dosagem normal em jejum está entre 70 mg/dl e 99 mg/dl. A hiperglicemia,aumento da glicose no sangue,apresenta sua dosagem glicêmica acima de 120 mg/dl.E a hipoglicemia,estado patológico em que a concentração de glicose encontra-se abaixo do normal,apresenta sua dosagem glicêmica abaixo de 66 mg/dl
- Índice glicêmico :
O índice glicêmico é um indicador baseado na habilidade da ingestão do carboidrato (50g) de um dado alimento elevar os níveis de glicose sanguínea pós-prandial,comparado com um alimento referêniaa glicose ou o pão branco.
- O corpo não absorve todos os carboidratos na mesma velocidade;
- O índice glicêmico depende se o carboidrato é simples ou complexo,Ex.: o amido do arroz e da batata tem alto índice glicêmico comparado com o acuçar simples (frutose) na maçã e pêssegos,os quais apresentam um baixo índice glicêmico;
- Fatores como a presença de fibra solúveis , o nível do processamento do alimento a interação amido-proteína e amido-gordura,pode influeniar nos alores do índice glicêmico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário